Home » Listas de nomes de meninas » 15 Nomes bíblicos femininos e seus significados para batizar sua filha

15 Nomes bíblicos femininos e seus significados para batizar sua filha

Escolher o nome perfeito para sua filha nem sempre é tarefa fácil. E que tal adotar um bíblico? Normalmente, essa é uma opção de pais que preferem nomes com significados mais profundos e religiosos.

Aqui, listamos 15 nomes femininos mais bonitos, seus significados, variações de escrita, entre outras informações. Confira e escolha o seu preferido para batizar sua filha!

1 – Maria

Trata-se de um dos nomes mais populares para meninas. Sua origem é incerta, mas as hipóteses mais aceitas são que deriva do hebraico Myriam (senhora soberana) ou do sânscrito Maryáh (a virgindade), remetendo à mãe de Jesus.

Variações do nome: Marie, Mary, Mariah, Mariana e nomes compostos (Maria Clara).

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Mateus 1:18

2 – Sara

Tem origem hebraica e significa ‘princesa’, ‘dama’, ‘senhora’. Depois de Maria, é o mais popular entre os brasileiros. Tal nome aparece no Antigo Testamento: Sara era a esposa de Abrão e mãe de Isaac. Foi estéril até seus 99 anos, quando Deus lhe concedeu a graça de seu primeiro filho.

Variações do nome: Sarah, Sarita.

Disse também Deus a Abraão: “De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.
Gênesis 17:15

3 – Raquel

Nome de alta popularidade, Raquel vem do hebraico Rahel, que significa ‘ovelha’. O nome também é interpretado como ‘pessoa mansa, pacífica’. No Antigo Testamento, era a esposa favorita de José e mãe de Benjamin.

Variações do nome: Rachel, Rachael, Rahel, Rachele.

Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.
Gênesis 29:9

4 – Débora

O nome Débora é um dos bíblicos mais populares entre as mulheres. Vem do hebraico e significa ‘abelha’, ‘mulher esforçada e trabalhadora’. Além disso, é uma personagem bíblica mencionada no Antigo Testamento, profetisa que reestruturou tribos israelenses contra Canaã, atingindo a vitória.

Variações do nome: Deborah, Debra, Debrah, Debby.

Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O Senhor, o Deus de Israel, ordena a você que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.
Juízes 4:6

5 – Marta

Vem do aramaico Martha e significa ‘senhora’, ‘protetora do lar’. É citada no Novo Testamento como irmã de Maria e Lázaro. O nome Marta tornou-se bastante popular no Brasil e sempre se mantém entre os bíblicos mais comuns para meninas.

Variações do nome: Marta, Martine, Martha.

6 – Talita

Nome que tem origem aramaica e significa ‘menina’, ‘moça’, ‘criança que renasceu’. Tornou-se especialmente popular pela frase Talita cumi, que significa ‘menina, levanta-te’, que foi dita por Jesus na ressuscitação da filha de Jairo.

Variações do nome: Tallita, Talyta, Tallyta.

Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu ordeno a você, levante-se!”.
Marcos 5:41

7 – Lia

É originário do hebraico Leah, cujo principal significado é vaca selvagem. Também é interpretado como ‘trabalhadora’, ‘pessoa que tem olhos doces’. Lia foi a primeira esposa de Jacó, no Antigo Testamento. Curiosamente, o nome é considerado um elogio em hebraico.

Variações do nome: Leah, Lya, Léa, Léia.

Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o da mais nova, Raquel.
Gênesis 29:16

8 – Tâmara

Tem origem hebraica e significa ‘palmeira’. Outra interpretação é o adjetivo alta. É uma personagem do Antigo Testamento e se tornou popular em diversos países europeus, além do Brasil.

Variações do nome: Thamara, Tamy, Tamarash, Tamires, Tamiris.

Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi.
2 Samuel 13:1

9 – Rebeca

O nome é originário do hebraico Ribhqah, que significa ‘união’, ‘aquela que une’. Aparece no livro de Gênesis do Antigo Testamento como esposa de Isaque, mãe de Esaú e Jacó. É um nome bastante popular principalmente no Brasil, França, Itália e países de língua inglesa.

Variações do nome: Rebecca, Rebekah, Rebecka.

A jovem era muito bonita e vir­gem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou.
Gênesis 24:16

10 – Adriele

Nome hebraico que significa ‘assembleia de Deus’, ‘rebanho de Deus’, ‘Deus é meu auxílio’. Possui popularidade porque remete à assistência de Deus e sugere que a pessoa que tem esse nome é parte de seu rebanho.

Variações do nome: Adrielle, Adriely, Adrielly, Adrieli, Adriela, Adriella.

11 – Késia

Nome popular no Brasil, originário do hebraico e significa ‘fragrância’, ‘perfume’, ‘cássia’ (tipo de árvore utilizada para produzir fragrâncias). No Antigo Testamento, era o nome de uma das filhas de Jó.

Variações do nome: Kessia, Quésia, Quézia.

12 – Abigail

Possui origem hebraica e como significado a expressão ‘alegria do pai’. Trata-se de uma personagem bíblica do Antigo Testamento, especificamente a esposa do rei Davi. No século XVII, tornou-se popular por aparecer em uma peça teatral.

Variações do nome: Abgail.

Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.
1 Samuel 25:18

13 – Eunice

Nome de origem grega, significa ‘a que sempre vence’, ‘boa vitória’. Eunice aparece na Escritura Sagrada como a mãe de Timóteo. O nome é famoso entre os pais, porque reflete uma pessoa que sempre tem sucesso.

Variações do nome: Ionice, Unice.

Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
2 Timóteo 1:5

14 – Cloé

Tem origem no grego Chloé, que significa ‘erva verde’, ‘broto verde’. Aparece no Livro I Coríntios do Novo Testamento e tem grande popularidade em países de língua inglesa, não somente no Brasil.

Variações do nome: Chloé, Chloe, Khloe.

Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
1 Coríntios 1:11

15 – Isabel

Nome hebraico cujo significado é ‘casta’, ‘pura’, ‘consagrada de Deus’. É muito popular no Brasil, Portugal, Espanha e França. Era esposa de Zacarias e mãe de João Batista.

Variações do nome: Isabela, Isabele, Izabele, Izabel, Isa, Isabeli.

Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, dará a você um filho, e você lhe dará o nome de João.
Lucas 1:13

NOMES BÍBLICOS

Rafaela Trevisan Cortes
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comente