Home » Listas de nomes de meninas » 15 Nomes italianos femininos e seus significados para batizar sua filha

15 Nomes italianos femininos e seus significados para batizar sua filha

Está difícil escolher o nome da sua filha? Uma boa dica é optar por um italiano, alternativa que sempre tem uma sonoridade mais marcante e acaba encantando os pais.

Antes de escolher um, é importante saber o que ele significa. Aqui, apresentamos uma lista com 15 nomes italianos mais bonitos femininos e suas respectivas definições. Veja e escolha o seu favorito!

1 – Bianca

Significa ‘branca’, ‘cândida’, ‘alva’. Curiosamente, o nome é derivado do grego ‘bías’, que quer dizer ‘poderosa’, ‘forte’. É um nome popular na Europa desde o século XVI, quando apareceu em peças de Shakespeare.

Variações do nome: Bia, Byanka, Bianka.

2 – Milena

Nome que significa ‘querida’, ‘graciosa’, ‘a pura que reluz’, ‘senhora soberana reluzente’. Acredita-se que teria surgido da junção de Maria (origem hebraica) e Helena (origem grega). É popular na Itália desde o século XIX, devido à atriz Milena Vukotic.

Variações do nome: Milene, Myllena, Millene.

3 – Luna

Trata-se de um nome com origem latina e significa ‘lua’, ‘iluminada’. Costuma fazer sucesso entre os pais porque simboliza a luz e feminilidade. Além de ser popular na Itália, também é famoso em Portugal e Espanha, seja como nome principal ou secundário.

Variações do nome: Luma, Luana, Luane, Lunna.

4 – Sandra

Significa ‘defensora do homem, da humanidade’ e é derivado do diminutivo de Cassandra e Alessandra. É bastante popular por remeter à noção de proteção. Possui boa incidência tanto no Brasil como em Portugal, além da Itália.

Variações do nome: Sandy.

5 – Giovana

De origem hebraica, Giovana significa ‘agraciada por Deus’, ‘a graça de Deus’, ‘Deus é gracioso’. Entre os motivos de sua popularidade na Itália e Brasil estão a sonoridade e o caráter de aproximação a Deus expresso pelo nome.

Variações do nome: Giovanna, Geovana, Geovanna, Giana, Gianna, Diovana.

6 – Andreia

Nome que quer dizer ‘máxima feminilidade’, ‘poderosa’. É o feminino de André, originário do grego Andreas. Esse é um nome muito popular na Itália, tanto na versão feminina como na masculina, sobretudo a partir do século XX.

Variações do nome: Andréa, Andreza, Andrea.

7 – Alessandra

É derivado do nome Alexandra, feminino de Alexandre, que vem do grego Aléxandros. Significa ‘aquela que repele inimigos’, ‘protetora da humanidade’. É comum na Europa desde o século XVII, embora registros históricos apontem que existe há mais tempo.

Variações do nome: Alessa, Alissandra, Alexandra.

8 – Pietra

Possui origem grega e significa ‘pedra’. Também pode ser interpretado como ‘firmeza’, ‘fortaleza’, ‘rochedo’. Costuma ser popular entre os pais por sua sonoridade e por representar solidez e segurança.

Variações do nome: Pyetra.

9 – Antonella

É diminuitivo de Antonia e quer dizer ‘valiosa’, ‘de valor inestimável’. A origem do nome é incerta, mas estudiosos acreditam que sejam etrusca. Curiosamente, é muito popular na América Latina, sobretudo na Argentina e Uruguai.

Variações do nome: Antonela, Antonia.

10 – Nina

Nome que é diminuitivo de Giannina e Antonina, que têm origem italiana. Seu significado é ‘menina’, ‘graciosa’. Normalmente é adotado por pais que preferem nomes mais carinhos e delicados. Possui grande popularidade na Itália e demais países de língua latina.

Variações do nome: Nyna, Ninna.

11 – Giulia

Significa ‘jovial’, ‘fofa’, ‘filha de Júpiter’. Trata-se de uma variante de Julia, que tem origem latina (vem de Julius). Giulia é um nome extremamente comum na Itália, assim como na França.

Variações do nome: Giuliana, Giulianna.

12 – Kiara

Variante do nome também italiano Chiara, que significa ‘clara’, ‘brilhante’. Possui origem latina e ganhou fama devido à personagem Kiara, de O Rei Leão. Apresenta sonoridade marcante, o que acaba atraindo os pais.

Variações do nome: Chiara, Khyara, Kia.

13 – Graziela

Tem como significado as expressões ‘pequeno dom divino’, ‘pequena graça’, ‘pequeno presente de Deus’. É um diminutivo da palavra italiana Grazia (graça, em português) e é popular entre os pais por ser um nome com aproximação ao divino.

Variações do nome: Graciela, Graciella, Graciele.

14 – Emanuella

Nome originário do hebraico Immanuel, seu significado é ‘Deus está entre nós’, ‘Deus está em seu coração’. Também tem conexão religiosa, sendo considerado o feminino de um dos títulos de Jesus Cristo dado pelos hebreus.

Variações do nome: Emanuelly, Emanuele, Emanuelle.

15 – Gabriele

Significa ‘fortaleza de Deus’, ‘mulher forte de Deus’, ‘enviada de Deus’, ‘mulher devota a Deus’. Nome que é o feminino de Gabriel, que possui origem hebraica. É popular tanto na Itália como na Inglaterra, sobretudo desde o final do século XX.

Variações do nome: Gabrielle, Gabriela.

NOMES ITALIANOS

Rafaela Trevisan Cortes
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comente