Home » Com a Letra B » Bianca – Significado, História e Origem

Bianca – Significado, História e Origem

Antes de tudo, o nome Bianca acarreta características de uma pessoa criativa, com uma personalidade fascinante, cheia de garra e coragem.  Pessoas batizadas com esse nome tendem a progredir na vida com facilidade e sorte.

Desta forma, para informações completas sobre a origem, história, posição no ranking de nomes, características, entre outras coisas, leia as informações abaixo.

História e Origem

A princípio, o nome Bianca tem origem italiana e significa: branca, alva, cândida. Além disso, o nome ficou conhecido na Idade Média, o nome foi encontrado em documento datados dos séculos XIII e XIV em Portugal.

Entretanto, a popularidade do nome veio pela influência dos personagens escritos por Willian Shakespere das peças “A Megera Domada” e “Othello”.

Além disso, esse nome retrata uma personalidade brilhante, de uma pessoa que sempre está em busca de progredir em todos os aspectos da vida. Nesse sentido carrega características de um temperamento comunicativo, alegre, otimista e extrovertido.

Por outro lado, pessoas com esse nome devem ser ensinadas desde cedo a serem mais tolerantes e empática com os sentimentos dos outros,  pelo fato de serem muito exigentes e críticas em relação ao outro,  ou seja,  esta característica podem afetar de maneira negativa as suas relações sociais.

VEJA TAMBÉM → Principais nomes Bíblicos femininos

VEJA TAMBÉM → Principais nomes ingleses femininos

Celebridades com o nome

Juntamente com a sua popularidade, o nome Bianca está no batismo de diversas personalidades famosas. Assim como uma das características desse nome é a capacidade de expressão artística e de maneira única, é evidente a grande quantidade de Biancas nesse universo.

Confiram algumas celebridades:

  • Bianca Bin: Atriz brasileira;
  • Bianca Andrade: Blogueira e empresária;
  • Bianca Muller: Atriz Brasileira;
  • Bianca Rinaldi: Atriz e apresentadora brasileira;
  • Bianca Toledo: Cantora;
  • Bianca Comparato: Atriz brasileira;
  • Bianca Alexa: Atriz estadunidense.

Popularidade do nome

Acima de tudo, o nome Bianca é um nome comum no Brasil, facilmente encontrado em todas as regiões do território nacional, estando mais evidente em alguns estados como no caso de São Paulo, e menos perceptível em lugares, a exemplo, o Acre e Rio Grande do Norte.

Contudo, existem outras variações comuns utilizadas no Brasil, como Byanka ou Bianka. Assim como, é comum a utilização de apelidos, denominados em sua maioria de Bia ou Bya. Curiosamente, Bia vem do grego Bías, que significa “forte”, “poderosa”.

Desta forma, a sua popularidade o nome ganhou popularidade, segundo o Censo do IBGE de 2010, a partir dos anos 1980 com crescimento nos anos 1990 e com o maior número de registros em 2000.

Assim como, a maior taxa de pessoas registradas com o nome de Bianca se encontra em São Paulo, posteriormente no Rio de Janeira, e ocupando a terceira posição Rio Grande do Sul.  Em síntese, no ranking dos nomes mais populares do Brasil, ele ocupa a 129° posição.

Formas de escrever

  • Bhianca
  • Bianka
  • Biannca
  • Byanca
  • Byanka

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente