Home » Com a Letra D » Daniela – Significado, origem e curiosidade

Daniela – Significado, origem e curiosidade

Daniela é um nome muito forte que tem como significado “Deus é meu Juiz” ou ainda “Deus me julga”.

Origem

Daniela é a variação do nome masculino “Daniel” que tem origem hebraica e foi gerado pela junção de dois elementos. Dan  que significa “juiz” e El que significa “Deus”. 

Entre os séculos XIII e XIV sua versão masculina era muito popular entre os monges e sacerdotes tanto por seu significado quanto pela história bíblica. Após algum tempo sua versão feminina também ganhou popularidade na Europa, em especial na Itália e na França onde o “a” no final costuma ser trocado pelo “e” escrevendo-se dessa forma Daniele ou ainda Danielle.

Personalidades Famosas

Daniela MercuryCantora brasileira

Daniela Araújo – Cantora brasileira

Daniella Perez – Atriz Brasileira

Daniela Lujan – Atriz e cantora mexicana

Daniela Sacerdoti – Escritora italiana

Daniela Lujan – Atriz e cantora mexicana

Popularidade do Nome Daniela

Esse nome é extremamente popular no Brasil contando com mais de 300 mil registros, segundo o IBGE, entre as décadas de 1930 e 2000. O pico de registros desse nome se deu entre as décadas de 70 e 90, diminuindo de frequência nos anos 2000.

daniela

Os estados brasileiros onde há mais registros são Minas Gerais e São Paulo.

Formas de se escrever Daniela

  • Daniella
  • Danyella
  • Danyela

Nomes Relacionados

  • Daniele
  • Danielle
  • Daniel
  • Danela
  • Danila
  • Danuela

Curiosidade

Daniela além de dar nome a muitas pessoas também é o nome de uma das praias mais bonitas de Florianópolis no estado de Santa Catarina. Essa praia de águas calmas e cristalinas está localizada na ponta esquerda da ilha e costuma ser muito frequentada por famílias com crianças. 

A região foi batizada dessa forma em homenagem a neta de um empresário local que construiu um loteamento na localidade nos anos de 1970. Mas apesar de ser assim nomeada pelos moradores da região e apresentada dessa forma aos turistas, o nome é extraoficial já que a legislação não permite que lugares públicos recebam o nome de pessoas vivas.

Veja também: Angelica: Significado, história e origem

Veja também; Amélia – Significado, história e origem

Comente